sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MÚSICA SERTANEJA ATUAL

    Muito tem se discutido sobre a nova música sertanejo, ou seja, esse Sertanejo Universitário, dizendo que isso é uma onda e que logo passará, mas pelo jeito veio pra ficar.

   O que eu quero dizer é o seguinte, cada um com o seu modernismo e cada um ouve aquilo que quer, pois devemos respeitar o trabalho dos outros, pois todos tem direito de expressar ou divulgar sua cultura do seu jeito e se foi o jeito de levar a musica sertaneja aos jovens. Um estilo que nasceu nos grandes centros do país, nas universidades, por isso do nome Sertanejo Universitário.

   Eu prefiro escutar a musica mais tradicional como, Milionário e José Rico, Lourenço e Lourival, Trio Parada Dura e também a moda mais raiz, como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco e tantos outros que fizeram sucessos entre os anos 70 e 80.

   O que eu lamento desta nova fase da Música Sertaneja e o fraco sentido das letras, pois não contam uma história, são canções feitas com refrões repetitivos e alguma malícia nas letras, pois as melodias as vezes são boas, mas falta a qualidade poética do verso.

   Se houvesse mais poesia nestas letras e não tanta gravação ao vivo, talvez fosse mais atrativo a compra de um CD, desta dupla ou cantor, pois também tem aparecido muito cantor solo querendo fazer sucesso aproveitando o modismo vigente.

   Todo mundo tem direito de fazer aquilo que quer, mas quase não se ouve mais as modas antigas tocarem nos rádios, coisa que podia ser respeitada, em nome e memória daqueles que iniciaram e sobreviveram a Música Sertaneja verdadeira, do tempo da viola e da sanfona, da Moda de Viola e do Arrasta Pé.

   Concluo meu texto esperando que minhas palavras não vão ofender ninguém que cada um busque divulgar sua criação da melhor maneira possível e que cada vez mais enriquecemos nossa cultura com grandes músicos e poetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário